SCPC ONLINE:
Institucional

Conceituação

Fundada por João Leão de Faria, em 1933 é uma entidade da classe empresarial que congrega pessoas jurídicas e físicas vinculadas a todos os setores da atividade econômica, como por exemplo, agricultura, pecuária, comércio, indústria e prestação de serviços.

A ACIA caracteriza-se por sua natureza eclética, sua filiação voluntária, seu caráter independente, e por se manter totalmente desvinculada da influência do governo.

Sua força e confiabilidade advêm de sua independência, que lhe confere a necessária isenção para formular críticas, sugerir providências e reivindicar o atendimento às suas propostas e às necessidades de sua comunidade. Cabe ainda destacar que, congregando empresários dos diversos segmentos econômicos, o posicionamento da ACIA reflete pontos de vista comuns a todo o empresariado.
 
Natureza

Sendo entidade privada de livre associação, com a missão institucional de representar as opiniões e as aspirações do empresariado, a ACIA é registrada pela legislação das sociedades civis. Por se tratar de entidade voltada essencialmente para o debate, para o esclarecimento da opinião pública e para a representação do pensamento empresarial, não tem fim lucrativo e deve prestar contas de sua atuação unicamente a seus associados. Seus recursos financeiros são provenientes da contribuição dos seus filiados e dos serviços prestados.

A ACIA é filiada à Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS), a qual, por sua vez, vincula-se à Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que congrega cerca de duas mil entidades, espalhadas por todo o País. Esta malha espelha o efeito multiplicador da atuação da ACIA, possibilitando a sua participação no debate das questões que afetam a iniciativa privada nacional.

A CACB também se interliga as Câmaras de Comércio de todo o mundo, estabelecendo um intercâmbio de informações que objetiva incrementar os negócios entre seus associados. Portanto, a ACIA, em razão de sua natureza, não depende de órgãos do governo e de outras entidades, quer sejam sindicais ou prestadoras de serviços, e participam de um movimento nacional e de um intercâmbio mundial.

O processo político do País tende, cada vez mais, a se orientar no sentido de favorecer a descentralização do poder, de forma a permitir que os diversos grupos sociais possam participar tanto da formação do poder, pela livre escolha de seus representantes, quanto da fiscalização de seu exercício efetivo. Neste sentido, a ACIA, dentro da vasta rede nacional, torna-se um canal de ligação eficiente e eficaz entre a sociedade e o Poder Público, atuando pacífica e legalmente, na defesa de seus interesses.
 
Objetivos

O objetivo básico da ACIA é promover a organização, a mobilização e a integração dos empresários, tendo em vista a sua participação ativa na discussão das decisões de governo, por meio da expressão do pensamento e dos anseios de sua classe.

O objetivo maior da ACIA é a defesa dos interesses de seus associados e a prestação de serviços para o desenvolvimento das empresas filiadas

A ACIA luta permanentemente pelo fortalecimento da empresa privada, especialmente de micro, pequenas e médias empresas, que são os símbolos da livre iniciativa. Sua atuação visa à valorização dos recursos humanos e à melhoria da qualidade de vida da população alfenense, uma vez que o regime da livre iniciativa sobrevive numa sociedade organizada, pacífica e justa. Representa a empresa e o empresário de qualquer setor da atividade, atuando também como porta-voz de seus associados em reivindicações coletivas.

A prestação de serviços aos seus associados também deve ser encarada pelos diretores como um dos objetivos fundamentais da ACIA, pois são eles que geram recursos indispensáveis para o desenvolvimento de suas atividades.

Presidente

  

Conrado Gomes de Souza

Demais membros da Diretoria Gestão 2016/2018

Vice-Presidente
- Anderson da Silva Leal

1º Tesoureiro
- Vilma Fátima Oliveira Raats

2º Tesoureiro
- Joaquim Pedro de Oliveira

1º Secretário
- Marisa Figueiredo Miranda

2º Secretário              
- Carlos Ayrton Bastos

Diretor Social            
- Paulo Alexandre Vieira

Conselho Fiscal

- Antônio Munhoz Leite

- Fúlvio Marcelo Cassis

- Osmar de Souza

Ex Presidentes

© 2016 Arty Web ® - Desenvolvendo Soluções em TI
© 2016 ACIA. Todos os direitos reservados.
Fale Conosco
Rua José Dias Barroso, 53 - Centro
Alfenas/MG - Brasil
CEP: 37.130-000
(35) 3292-1733